SECRETARIA DE AGRICULTURA AUXILIA PRODUTORES RURAIS COM EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente é responsável por atender as demandas dos produtores rurais do município. Para isso, conta com máquinas e equipamentos agrícolas que prestam diversos serviços. São diversos tipos de implementos que incluem arado, grade, ensiladeira, batedeira de cereais, e carreta agrícola, além de tratores.

Dar esse suporte, estimula os produtores a continuarem cultivando, plantando. Se não tiver essa prestação de serviço, o agricultor deixa de plantar e produzir alimentos.

Além de fornecer os serviços com máquinas e implementos agrícolas, o Departamento de Agricultura realiza orientações técnicas, cadastro de produtores rurais. Para ter acesso aos serviços, basta o produtor rural procurar o a Secretaria Municipal de Agricultura e fazer o agendamento.

José Gonçalves de Minas sofre com os problemas causados pela seca

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas, através da Defesa Civil Municipal vem monitorando a evolução da seca em nosso município.
Esse problema é recorrente devido à má distribuição pluviométrica o que causa a seca que é um desastre crônico e de evolução gradual em nosso município. A Defesa Civil em parceria com a COPASA, vem monitorando a evolução e os efeitos da falta de chuva em José Gonçalves de Minas.
Os setores mais afetados são a agricultura e agropecuária com prejuízos, e a população que sofre com a falta de água, chegando a ficar dois a três dias sem abastecimento.
A escassez hídrica compromete a área rural e urbana, o que ocasiona a necessidade de abastecimento de água potável com caminhão pipa. O coordenador Municipal de Defesa Civil, Elvis Junior, explica o apoio do município para amenizar os efeitos desse desastre natural sobre a população, em especial os vulneráveis.
“A estiagem em nosso município afeta diretamente a economia local tornando difícil o desenvolvimento da agricultura e criação de animais, principalmente do pequeno produtor. O comércio sofre, pois a área urbana também sofre, o Ribeirão Gangorras seca e afeta o abastecimento de água na cidade. As barraginhas secam, afetando a criação de animais e o cultivo da agricultura familiar. Nossas ações estão voltadas ao atendimento da população que sofre todos os anos com a seca que tem se agravado em nosso município. Damos suporte via caminhão Pipa ou entrega de água potável. Também disponibilizamos ajuda humanitária, em parceria com profissionais da saúde, EMATER, COPASA e Defesa Civil Estadual. Finalizou Elvis”

O ribeirão Gangorras Seco (abastece a zona Urbana e comunidades)
Represa em área de plantio rural totalmente seca (Tabuleiro de Cana-de-açúcar)

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

A Gestão da Prefeita Dona Lia e do Vice-prefeito Dema informa que a partir do pagamento desse mês de Abril, TODOS os servidores municipais passarão a receber valor acima do salário mínimo.

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas encaminhou esta semana, Projetos de Lei importantes para a melhoria dos salários e valorização dos servidores municipais. Informamos que todos os Projetos foram discutidos, e tiveram aprovação de quase todos os servidores e da Câmara de Vereadores.

Uma conquista para os servidores, que passam a ter direitos garantidos em Lei!

Prefeitura está executando o Calçamento do Morro de Orlando na Comunidade de Limeira.

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas está executando o Calçamento do Morro de Orlando! Trecho crítico da estrada que liga à Comunidade de Limeira e outras localidades.

Essa obra é uma reivindicação dos moradores e usuários da estrada, que enfrentavam grande dificuldade de acesso nesse trecho da estrada.

A Prefeita Dona Lia e o Vice-prefeito Dema agradecem ao Vereador José Maria Alvarenga que viabilizou o recurso com o Deputado Estadual Duart Bechir.

A Prefeitura em breve estará entregando mais uma obra para a melhoria e qualidade de vida da nossa população.

Secretaria de saúde promove mais uma edição do Hiperdia

No dia 18 de março, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro do grupo de Hiperdia (Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes).

Durante o evento foi realizada uma palestra ministrada pelo Dr. Silas e a Enfermeira Claudilia, abordando temas como: autocuidados, aferição de pressão arterial, consultas médicas, consultas de enfermagem, fornecimento de receitas, pedidos de exames e encaminhamentos, caso necessário.

Avaliação antropométrica com a nutricionista Cássia, Aferição de Pressão e Glicemia com técnicos de saúde, acolhimento com ACS, além de consultas realizadas pelos médicos Dr. Silas e Dr. Marcelo.

BARRAGINHAS CHEIAS ANIMAM PRODUTORES RURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO

Água é vida, Barraginhas espalhadas pela área rural seguram a água das chuvas.

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, construiu e limpou, no último ano, centenas de Barraginhas nas Comunidades Rurais do município. Hoje essas Barraginhas estão cheias de água, graças ao período chuvoso, e irão garantir o fornecimento de água para o Homem do Campo durante a estiagem vindoura.
O sistema de Barraginhas captura a água da chuva, permitindo que essa se infiltre nos terrenos, conservando a água e o solo. Uma tecnologia de baixo custo que traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Este investimento é importante, pois alivia o sofrimento dos produtores rurais!

Janeiro Branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional.

A Secretaria Municipal de Saúde de José Gonçalves de Minas promoveu uma ação com objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão, pânico e outros transtornos mentais.

A ação foi coordenada pela Psicóloga da Estratégia de Saúde da Família – Patrícia que fez abordagens do tema, e repassou informações de forma objetiva. “Ações como essas são muito importantes, pois a informação é fundamental para acabar com o preconceito, porque infelizmente ainda existe”, destacou a psicóloga.

Saúde realiza ação de encerramento da Campanha Janeiro Roxo

Nesta quarta-feira (31/01), A Secretaria Municipal de Saúde de José Gonçalves de Minas através da equipe de Estratégia de Saúde da Família, realizou em Catutiba uma ação de encerramento da Campanha Janeiro Roxo para conscientização e prevenção à Hanseníase.

A doença acomete a população e está cercada de mitos e preconceitos, uma das importantes razões para esta ação teve como objetivo alertar a população no geral sobre a doença e seus agravos.

Os profissionais da saúde alertam, caso a pessoa apresente algum sinal ou sintoma suspeito, deve procurar a UBS de referência para passar por avaliação médica.

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DE NASCENTES E CURSOS D’ÁGUA – PROGRAMA GANGORRINHA

Através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, no dia 11 de janeiro de 2024, foram plantadas aproximadamente 400 mudas nativas na propriedade atendida pelo programa do Sr. José Maria.
O principal objetivo é a recomposição vegetal da área de preservação permanente (APP), garantindo água para o produtor rural e melhoria da qualidade ambiental municipal.
Segundo o cronograma do Departamento Municipal de Meio Ambiente, mais de 2mil mudas nativas serão plantadas ainda nesse mês.
A Prefeitura de José Gonçalves de Minas tem compromisso com a preservação do meio ambiente.
Programa Gangorrinha – Programa Produtor de Água

OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE EM SANTA RITA SEGUEM EM RITMO ACELERADO

A Prefeita Dona Lia e a Secretária Municipal de Saúde -Valdenia, estiveram acompanhando os trabalhos. Esta obra tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a população, melhorando a estrutura e as condições de trabalho dos profissionais de saúde, proporcionando mais qualidade de vida para os usuários dos serviços de saúde da região.
O Trabalho Não Para, vamos em frente Construindo Uma Nova História para José Gonçalves de Minas!

PREFEITURA REALIZA CERIMONIA DE POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES PARA ATUAÇÃO ATÉ 2028

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizou nesta quarta-feira, 10/01, a Posse dos Conselheiros Tutelares Eleitos para o quadriênio 2024/2028.
O evento teve a presença da prefeita Dona Lia, do Vice-prefeito Dema, a Secretária de Assistência Social – Valdinéia, o presidente do CMDCA – Dr. Altair, Vereadores e representantes da Sociedade Civil.
Os conselheiros eleitos titulares assumem o Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis. Os conselheiros suplentes, assumirão no caso de vacância.
O Presidente do CMDCA – Dr Altair, abriu a cerimônia, parabenizando todos os conselheiros, falou também da importância do trabalho. “Que seja uma gestão atuante no ouvir e garantir dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, finalizou.
“Cada conselheiro tutelar tem a missão de garantir os direitos das crianças e adolescentes. É uma responsabilidade imensa e a confiança depositada em cada conselheiro é ainda maior. A Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social estará sempre à disposição para orientar e apoiar o êxito dos conselheiros. Que seja um trabalho realizado com dedicação e empenho em prol das crianças e adolescentes”, falou a Prefeita Dona Lia.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Valdinéia, encerrou o cerimonial, agradecendo a presença de todos, desejou boa sorte aos conselheiros nesse novo ciclo, e convidou os presentes para um café em comemoração a este momento tão importante.

TRADICIONAL FESTA DE SANTA RITA DE CASSIA-2024

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura Lazer e Turismo em parceria com a PASCOM e Comunidade Local, realizou nos dias 6 e 7 de janeiro, a Tradicional Festa de Santa Rita de Cássia -2024.

Foi um estouro, sucesso total desde a celebração religiosa, os leilões, até os shows e churrasco que lotaram a Comunidade de Santa Rita.

Uma estrutura de primeira, com grandes atrações musicais, mostrando o compromisso da Gestão da Prefeita Dona Lia e do Vice-prefeito Dema com os moradores e visitantes.
Além desta grande Festa, a Prefeita Dona Lia destacou os investimentos no Povoado.

Nosso agradecimento a todos que marcaram presença!

A FESTA DE RÉVEILLON DA PREFEITURA DE JOSÉ GONÇALVES DE MINAS FOI UM SUCESSO!!!

Foram 2 dias de muita alegria! A Praça

Dia 31/12 – Teve queima de Fogos, agradecimentos da nossa Prefeita Dona Lia, Vereadores, e Shows.

No dia 01/01 – Churrasco na Praça e aquele Forró.

Que Deus possa abençoar a todos neste novo ano.

PREFEITURA CONCLUIU O CALÇAMENTO EM PONTO CRÍTICO DA ESTRADA DA COMUNIDADE DE CHAPADINHA

Obra concluída, moradores satisfeitos! Trecho crítico da estrada que liga à Comunidade de Chapadinha e outras localidades está calçado.

Quem passa agora pelo local não enfrenta mais lama, poeira, e risco de ficar atolado. Os moradores e usuários da estrada estão felizes com esta obra que era um sonho antigo.

A Prefeita Dona Lia e o Vice-prefeito Dema agradecem ao Vereador José Maria Alvarenga que viabilizou o recurso com o Deputado Estadual Duart Bechir.

A Prefeitura segue trabalhando pela melhoria e qualidade de vida da nossa população.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO CONGRESSO FEDERAL PARA DEBATER AS CONSEQUÊNCIAS DA SECA EM NOSDSA REGIÃO

A Prefeita Dona e Vereadores do nosso município esteve em Brasília- DF, onde participaram de uma audiência pública no Congresso Federal para debater as consequências da seca em nossa região.

O evento foi organizado pelo Deputado Federal Zé Silva, aconteceu nesta terça-feira (19/12/2023), e reuniu Deputados votados na região, representantes da Defesa Civil Federal e gestores do Norte do Estado de Minas Gerais.

Nossos representantes reivindicaram soluções e investimentos para a situação do nosso município, que está enfrentando um grave problema de abastecimento de água para a população da zona urbana e rural.

Foi construída uma proposta, que será debatida com Ministros e o Presidente da República, para que encontremos alternativas para amenizar os impactos da seca.

INAUGURAÇÃO SALA MINEIRA E PAV

INAUGURAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR (SEBRAE) E PAV (Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal) Em José Gonçalves de Minas MG👩🏻‍💻
Ocorreu no dia (14/12/ 2023), a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor e PAV neste município.
O espaço será o ponto de referência para atendimentos, orientações e serviços tendo como objetivo a desburocratização de alguns serviços, trazendo desenvolvimento econômico e comodidade aos Goncalvenses e municípios vizinhos.
A Sala Mineira é o resultado da parceria entre a PREFEITURA MUNICIPAL e o SEBRAE MINAS, foi desenvolvida para simplificar o ambiente de negócios gerando desenvolvimento econômico na cidade, atuando lado a lado da administração municipal e oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.
O Pav: Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município, que proporcionará aos Goncalvenses e toda região comodidade, facilitando o acesso daqueles que precisam do atendimento da Receita Federal, sem que necessariamente precisem se deslocar para outras cidades para solucionar demandas. O PAV também atenderá a população com dificuldades e limitações de acesso aos serviços virtuais, os quais poderão receber orientações em atendimentos presenciais.
O ponto de atendimento está localizado na Natalino Lago da Veiga, 275. Prédio da prefeitura Municipal, junto ao Setor de .
Horário de atendimento presencial será 7h30min ás 16h.

PREFEITA DONA LIA E O VICE-PREFEITO DEMA ACOMPANHARAM AS OBRAS NA QUADRA POLIESPORTIVA DE IJICATU

No dia 12 de dezembro de 2023, a Prefeita Dona Lia e o Vice-prefeito Dema estiveram vistoriando os trabalhos. Estão em andamento as obras de construção da arquibancada, e dos alambrados. Em breve os moradores da comunidade passarão a ter mais um espaço para sediar atividades esportivas, eventos comunitários e culturais.

EXTENSÃO DE REDE ELÉTRICA EM CATUTIBA

A Prefeitura de José Gonçalves de Minas em parceria com a CEMIG está dando continuidade na extensão da rede elétrica em Catutiba.
A Prefeita Dona Lia, o Vice-prefeito Dema e o Vereador Vando, estiveram nessa segunda-feira (08/12/2023) acompanhando os trabalhos dos técnicos da CEMIG.
Outras localidades também estão sendo benefiadas, com a extensão de rede e instalação de luminárias de Led.