A Prefeitura de José Gonçalves de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizou nesta quarta-feira, 10/01, a Posse dos Conselheiros Tutelares Eleitos para o quadriênio 2024/2028.
O evento teve a presença da prefeita Dona Lia, do Vice-prefeito Dema, a Secretária de Assistência Social – Valdinéia, o presidente do CMDCA – Dr. Altair, Vereadores e representantes da Sociedade Civil.
Os conselheiros eleitos titulares assumem o Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis. Os conselheiros suplentes, assumirão no caso de vacância.
O Presidente do CMDCA – Dr Altair, abriu a cerimônia, parabenizando todos os conselheiros, falou também da importância do trabalho. “Que seja uma gestão atuante no ouvir e garantir dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, finalizou.
“Cada conselheiro tutelar tem a missão de garantir os direitos das crianças e adolescentes. É uma responsabilidade imensa e a confiança depositada em cada conselheiro é ainda maior. A Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social estará sempre à disposição para orientar e apoiar o êxito dos conselheiros. Que seja um trabalho realizado com dedicação e empenho em prol das crianças e adolescentes”, falou a Prefeita Dona Lia.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Valdinéia, encerrou o cerimonial, agradecendo a presença de todos, desejou boa sorte aos conselheiros nesse novo ciclo, e convidou os presentes para um café em comemoração a este momento tão importante.